top of page
Buscar

Como consultar a situação do CNPJ da sua clínica e qual sua importância?

Foto do escritor: Flip SaúdeFlip Saúde

Se você tem uma empresa, é fundamental conhecer a situação cadastral do seu CNPJ e verificar se suas obrigações fiscais estão em dia com a Receita Federal para que seu negócio continue funcionando e faturando sem problemas.



Neste post, abordaremos os tópicos abaixo: - Como consultar a situação do seu CNPJ - Quais as consequências da irregularidade do CNPJ? - Qual significado de cada status na minha situação cadastral? - Como garantir a regularidade do seu CNPJ


Como consultar a situação do seu CNPJ e emitir o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de forma gratuita? Para consultar a situação cadastral do seu CNPJ e saber se sua empresa possui ou não pendências com a Receita Federal, é muito simples: 1. Acesse o site da Receita Federal 2. Insira os números do seu CNPJ 3. Preencha o campo de verificação de segurança (CAPTCHA) 4. Clique em "Consultar" e pronto!

Mas porque a situação cadastral do CNPJ é tão importante, e quais as consequências da irregularidade?

A situação cadastral do CNPJ indica se sua empresa possui ou não pendências com a Receita Federal. Além de mostrar aos clientes, fornecedores e instituições financeiras que seu negócio é confiável, é a regularidade do seu CNPJ que garante que as atividades sejam conduzidas sem nenhum problema. Veja algumas consequências da irregularidade do seu CNPJ: Penalidades legais e restrições operacionais Multas que resultam em custos financeiros significativos e problemas na emissão de notas fiscais, uma obrigação legal em todo o país.

Anulação de documentos fiscais

CNPJs em situação irregular lidam com a anulação de documentos fiscais e não podem ter acesso a benefícios fiscais que empresas com CNPJ regular têm. Por exemplo, a facilidade na obtenção de certidões negativas de débitos e a participação em programas de incentivo fiscal que ajudam a reduzir os impostos.


Dificuldade em conseguir crédito e financiamento

Como você já sabe, qualquer instituição que se dispõe a emprestar dinheiro para outras empresas, exige a comprovação da regularidade cadastral. Ou seja, caso você precise financiar materiais, ferramentas e outros insumos para o crescimento do seu negócio, você certamente não conseguirá. Neste caso, não só a operação do seu negócio é afetada, como também a saúde financeira da sua clínica ou hospital. Em casos mais extremos, a irregularidade do CNPJ pode até ocasionar o encerramento das contas bancárias da empresa.

Falha na adesão de novas soluções para o seu negócio A maioria das soluções inovadoras essenciais para o sucesso da sua clínica ou hospital, como soluções de pagamento, de agendamento de consultas e gestão, também analisam a regularidade do CNPJ da empresa. Portanto, para não ficar atrás da concorrência, atraindo prejuízos operacionais e financeiros por falta de ferramentas que otimizem o trabalho do seu time, regularize seu cadastro o mais rápido possível. Impacto na credibilidade Quando uma empresa está com o cadastro regular, significa que ela tem cumprido suas obrigações fiscais e legais de acordo com as leis e regulamentações em vigor. Isso é crucial para transmitir confiança aos clientes, fornecedores e outros parceiros comerciais. Verifiquei meu CPNJ, e agora? Entenda o que cada status significa:

CNPJ ativo: Quando não há nenhuma pendência ou irregularidade com as obrigações fiscais e tributárias.

CNPJ inapto: Quando uma empresa não apresenta declarações obrigatórias, como declaração simplificada de pessoa jurídica e declaração de créditos por dois anos consecutivos ou mais. CNPJ suspenso: Quando a empresa está temporariamente impedida de operar e emitir notas. Isso ocorre normalmente por inconsistência nos dados, domicílio no exterior ou fraude.

CNPJ cancelado: Quando a empresa solicitou a desativação do cadastro da pessoa jurídica. Como garantir a regularidade do seu CNPJ: 1. Cadastre sua clínica corretamente: Ao abrir um CNPJ, é fundamental que você preencha todas as informações solicitadas corretamente e entregue todos os documentos exigidos pela Receita Federal e órgãos competentes. 2. Atualize sempre os dados cadastrais: Toda vez que houver qualquer alteração cadastral, desde mudanças de endereço até mudanças no quadro societário, os novos dados devem ser atualizadas no cadastro do seu CNPJ. 3. Pague todos os tributos e impostos: É primordial que você realize o pagamento de todos os tributos e impostos cobrados para manter a regularidade do seu cadastro.

4. Regularize pendências: Se você já identificou que existem pendências junto à Receita Federal, regularize-as o mais rápido possível para que você não sofra nenhuma penalidade comercial ou financeira.


Gostou? Leia também outros conteúdos do nosso blog: Vantagens de oferecer Boleto Parcelado na sua clínica 10 Razões para vender com Link de Pagamento na sua clínica ou hospital Ainda não usa Flip Saúde na sua clínica ou hospital? Cadastre-se agora, venda com qualquer opção de pagamento, aproveite os benefícios que só a gente oferece e substitua todas as suas outras soluções de pagamento por uma só.

Comments


Commenting has been turned off.
Flip-Saude-Logo-White-PNG-Margem.png

Assessoria de Imprensa
MGAPress

giovana.guarizo@mgapress.com.br

Nós utilizamos cookies em nosso website para proporcionar à você a melhor experiência possível. Ao navegar no site você estará concordando com todos nossos cookies e nossa Política de Privacidade. Como usuário Flip Saúde, ao utilizar nossa plataforma você estará de acordo com nossos termos e condições de uso e política de privacidade. Seguimos rigorosamente a política de anticorrupção e de prevenção de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo e o nosso código de ética e conduta

FLIP SERVIÇOS DE APOIO A GESTÃO DA SAÚDE LTDA inscrito no CNPJ 21.628.452/0001-92, com sede na Cidade São Paulo, Estado de SP, Endereço Rua Claudio Soares, 72, Pinheiros, não é uma instituição financeira e não realiza operações de crédito diretamente. FLIP SERVIÇOS DE APOIO A GESTÃO DA SAÚDE LTDA é um correspondente bancário do BANCO VOTORANTIM S.A. inscrito no CNPJ sob o nº 59.588.111/0001-03 (“Banco Votorantim”), do BANCO BV S.A. inscrito no CNPJ sob o nº 01.858.774/0001-10 (“BV”)  e do BANCO BMP SOCIEDADE DE CRÉDITO DIRETO S.A., inscrito no CNPJ sob n° 34.337.707/0001-00, instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil conforme lei e regulação vigente.

Conforme Art. 12. da Resolução CMN n° 4.935 de 29/7/2021, os correspondentes bancários visando a disponibilização de produtos e serviços de instituições financeiras, podem ter por objeto as seguintes atividades: I - recepção e encaminhamento de propostas de abertura de contas de depósitos e de pagamento; II - realização de recebimentos, pagamentos e transferências eletrônicas visando à movimentação de contas de depósitos e de pagamento de titularidade de clientes; III - recebimentos e pagamentos de qualquer natureza, e outras atividades decorrentes da execução de contratos e convênios de prestação de serviços; IV - execução ativa e passiva de ordens de pagamento cursadas por intermédio da instituição financeira contratante por solicitação de clientes e usuários; V - recepção e encaminhamento de propostas de operações de crédito e de arrendamento mercantil concedidas pela instituição contratante, bem como outros serviços prestados para o acompanhamento da operação; VI - recebimentos e pagamentos relacionados a letras de câmbio; e VII - realização de operações de câmbio de responsabilidade da instituição contratante.

Flip Saúde © 2020-2023. Todos os direitor reservados.

bottom of page